Receber Direitos / Execução Pública
Como receber?
São necessárias três coisas para que o compositor se habilite a receber estes direitos:
Primeira: Estar filiado a uma das associações que formam o ECAD, o que você mesmo deve fazer, quer esteja ou não em uma editora. Clique no botão abaixo "Filiar ECAD" para saber se este é o momento correto para você se filiar ao ECAD.
Segunda: A Declaração de Obras para o ECAD. Se você se filiou a uma sociedade do ECAD através da nossa ajuda, clicando no botão “Filiar ECAD” acima por exemplo, você receberá instruções de como declarar suas obras sem sair de casa e sem custo algum. Se você enviou suas obras para a Academia do Compositor, ela mesma fará a Declaração de Obra para você. Se enviou para outra editora, verifique se fazem este serviço.
Terceira: ISRC. Quem emite é o produtor fonográfico responsável pelo lançamento. Você mesmo pode, através do portal da sua sociedade do ECAD, conferir se você está mencionado corretamente como compositor no ISRC. Se enviou sua obra para a Academia do Compositor, isto será conferido por ela. A Academia poderá, se aplicável, emitir o ISRC. Caso tenha a obra em outra editora, verifique se realizam este serviço.
O que é?

São provenientes da utilização de suas composições em shows, rádios, TVs, cinemas, boates e clubes, entre outros. Por lei, no Brasil somente o ECAD pode fiscalizar, recolher e distribuir estes direitos. Você pode cuidar disso diretamente ou através dos serviços de uma editora como a Academia do Compositor.